17 março 2010

TROFÈU RC SUL no MAC – Pista de Évora Report

intro rc sul TROFÈU RC SUL no MAC   Pista de Évora Report

2º Prova do Troféu Rc Sul em Évora acompanhado da inauguração da Pista do MAC que superou as expectativas de muitos Pilotos!
Aqui fica um pequeno Report de quem acompanhou com uma perspectiva de fora e por trás do computador o processo da construção da pista do MAC até ao dia de Inauguração da Pista.
Após uma semana atribulada da minha parte, com novos projectos em produção, pintar carroçarias, buscar material para o Mugen, preparar o carro para a prova, e ainda limpar a sala de estar porque o motor do aquário decidiu meter água e inundar as instalações! Eis que chega sábado!
Sábado.
Arrancamos de casa, “Óbidos” perto das 14h. Tínhamos uma boa desculpa para escapar as milhares de pessoas que vinham até a feira de Chocolate, pois vapores de nitro metanol é bem melhor de que comer chocolate.
Fizemos um pequeno desvio e passamos pela a JMA para levantar um chapéu para Luís Vieira, o mais recente patrocinado piloto da Lucky7 Rc.
O dia estava agradável com temperaturas na ordem dos 14º. Continuamos até Évora, demoramos cerca de 1h30 minutos até chegar a Pista. Um concelho de amigo para todos vós. Para aqueles que não tem GPS actualizados. Assim que chegarem a Évora, a melhor maneira de chegar até a pista é cortar assim que avistarem o Évora Hotel. Cortem na estrada de acesso para o mesmo e continuem sempre em frente, assim que chegarem a uma estrada de terra batida chegaram a pista! O GPS da maioria das pessoas manda por um caminho de cabras mais esburacado que um queijo francês.
A primeira vista as condições da pista são agradáveis a vista. Um local calmo repleto de paisagem tipicamente alentejana com as suas oliveiras, planícies, e pedras de granito por todo o lado, não esquecendo a melhor hospitalidade que se pode encontrar nestas partes de Portugal.
O parque de estacionamento  fica mesmo junto a parte lateral esquerda da pista sem haver problemas de algum carrito danificar um veiculo 1/1, pois não existe nenhuma zona critica perto desta área.
espectadores TROFÈU RC SUL no MAC   Pista de Évora Report

As dimensões do estacionamento não são de todo suficientes para albergar muitos carros o que proporcionou algumas pessoas estacionar nas bermas da estrada, mas mesmo assim não impediu a centena de espectadores mais curiosos aparecerem sendo uma zona remotamente longe da cidade!
Boxes
São completamente cobertas e equipadas com mesas suficientes para mais de 70 pilotos, todas elas com electricidade de 220v. Pena as mesas não terem 12volts mas aqui fica a ideia para o Clube Organizador tal como o placar de afixação de mangas e classificações, seria mais económico um placar de cortiça com pioneses, pois como está, gasta-se fita-cola com fartura e nos meses de calor a fita-cola de nada serve! Fica a idea :)
palanque evora TROFÈU RC SUL no MAC   Pista de Évora Report

O Palanque apesar de ser em madeira, é muito robusto e sólido, não se sente uma única vibração, mesmo quando alguém está a barafustar lá em cima ou mesmo quando alguém sobe as escadas em passo acelerado! A nível de espaço, posso garantir que estava a vontade! Cerca de 1 metro por piloto. Realmente agradável que até se fez uma Final com 12 pilotos e ninguém se queixou. Nota 10 neste aspecto.
Zona de reabastecimentos também ela construída em madeira com dimensões ergonómicas perfeitas tanto para o mecânico como para o carro em si! Tem um patamar perfeito para efectuar reabastecimentos como deixar o carro estável enquanto este aquece o motor e a pista não está aberta ou até mesmo se estivermos a ser mecânicos sozinhos dá para ir buscar a pipeta ou ver as classificações nas bancadas atrás que o carro não cai do patamar. Muitas pistas esquecem-se destes pormenores mas isto conta nas alturas de prova para que tudo corra bem!
palanque evora2 TROFÈU RC SUL no MAC   Pista de Évora Report

Zona de Limpeza encontra-se fora das Boxes, não está coberta, mas uma vez que a estrutura é completamente metálica dá para ser móvel e pode-se posicionar aonde queremos nas boxes. Equipado com compressor de 100litros suficiente para o Troféu mas um caso a considerar seria 1 ou 2 compressores de 200 litros se a pista candidatar-se ao Nacional! Fica a ideia de por uma divisória no tanque de lavagem com água para não afectar a área de limpeza com ar. 



A Pista tal como já antecipava e a frase que mais surgia na minha cabeça era  “isto não vai ser fácil”. Durante os treinos deu para notar que a pista ainda tinha um pouco de areia solta do pós prensado, isto resulta na falta de tracção, algo que passou de imediato com o tempo. Assim que a pista ficou limpa deu para começar a testar os saltos! Cada salto tinha a sua técnica, uns mais fáceis outros mais difíceis. Ao longo da tarde notava-se uma certa dificuldade nos pilotos adaptarem principalmente no salto do meio mais próximo do palanque.
A maneira mais correcta de se fazer isto dito pelo o Luís Vieira é, tem de se aterrar na parte vermelha alinhar ao salto e progressivamente acelerar de maneira a saltar correctamente. A maior parte dos pilotos acelera demasiado e aterrava de bico a frente da alcatifa depois aceleravam mais bruscamente. Isto faz a traseira colar ao chão e quando chegamos ao salto ele vai embicar novamente…
Domingo
Após breves mudanças de setup no carro durante a noite passada em cima da mesa do quarto do Hotel (agora percebo porque metem o vidro em cima das mesas… é por causa de gajos como nós!) deu para por em pratica algumas dicas do Luis durante as classificações e os resultados começaram aparecer. Classificando-me em 13º nas mangas de qualificação.
Na hora de almoço a organização contemplou todos os praticantes com uma bela de Feijoada! Fui parvo em não repetir mas a gana de competir era mais forte e decidi em ir preparar o carro…
Notava-se claramente a evolução e adaptação dos pilotos ah pista e os tempos em geral baixaram gradualmente. Exemplo disso foi o Piloto João Pessoa que com muito pouco treino em pista já rodava na casa dos 41 segundos.  Jovem Piloto Bruno Costa começa a dar nas vistas com apenas 8 anos e a sua adaptação a novos traçados é realmente incrível!
Rui Rodrigues ainda verde neste hobby já dá nas vistas e mostrou um resultado bastante positivo.  Segundo palavras do próprio aclamou que este era o melhor dia da sua vida…pois…
O método de finais utilizado permitia todos os pilotos terem o mesmo tempo de andamento. Algo que até agrada-me, pois fazemos todos 45 minutos e ficamos despachados… na realidade este método é benéfico para todos os pilotos, principalmente para aqueles pilotos que pouca pratica em prova têm!
A Organização nas Finais esteve 5*, sempre atentos a qualquer problema até mesmo nas situações quando os pistadores eram poucos.  Rápidos na resolução de problemas e no cumprimento de mangas, até mesmo quando a alcatifa teimava a romper-se a organização reparou tudo em questões de minutos sem prejudicar o horário.
Nas Finais, houve pessoas que brilharam e pessoas que tiveram azar e pessoas que não atinaram com a pista… Eu fui dos que tive azar, braço partido e eixo dobrado… chama-se a isto excesso de confiança.
Luís Vieira, piloto da casa, levou o caneco de 1º lugar com a melhor volta em plena final na casa dos 39 segundos. O Piloto dedica especialmente esta vitoria a sua namorada que se encontra neste momento na China.
No fim fica a memoria de mais um belo fim de semana passado, boa camaradagem, boa disposição.
podio evora rc sul TROFÈU RC SUL no MAC   Pista de Évora Report

Dia 28 ah mais pó no ar com o inicio do campeonato Regional Sul.
Fica a classificação geral da 2º prova do Troféu RC Sul
classfinal TROFÈU RC SUL no MAC   Pista de Évora Report
Reportagem: Fernando Pires
Fotos: Carina Policarpo

FOTOS 
1- http://picasaweb.google.pt/fuzy.crazy/Evora1Cartao#

2-http://picasaweb.google.pt/fuzy.crazy/Evora2Cartao#

3-http://picasaweb.google.pt/fuzy.crazy/Evora3Cartao#



NOTA: Transcrito do Site: novasy.net

Sem comentários: